sábado, 5 de dezembro de 2009

Profissões do Futuro

Profissões que vão Bombar no Futuro
Consenso
Encontramos os "profetas do apocalipse", pessimistas de carteirinha que acreditam em um futuro sombrio, com metade da população humana desempregada ou subempregada, vivendo em crises sociais constantes. Por outro lado, os crédulos que apostam em um futuro radiante, com oportunidades crescentes e a ociosidade sendo valorizada cada vez mais. Loucura né?
No meio do caminho há um grupo de especialistas mais cautelosos. Inseguros quanto às incertezas do futuro, preferem acompanhar as tendências e realizar análises baseadas em possíveis cenários. Para esses, há apenas uma certeza: empregos e profissões mudarão muito nas próximas décadas. Ooo o que vai acontecer ? :x

Ceticismo
Mesmo assim, não são todos os especialistas que concordam que as mudanças serão tão radicais. [ aii que bom (: ] Para esses mais céticos, serão poucas as profissões realmente novas no futuro. [ poxa ): ] O que mudará será a forma de se trabalhar e aumentará o leque de opções de carreira para cada profissão tradicional. Por exemplo, a profissão de jornalista será incrementada com todas as derivações das novas mídias, como a Internet e a teleconferência, o que possibilita a esses profissionais múltiplos direcionamentos para a sua carreira, sem que se precisem criar novas profissões para tal. Hum...
O professor de economia da USP e da Mackenzie, Dr. Roberto Macedo, utilizou uma metáfora para descrever a realidade profissional: "no mundo do trabalho navegamos, como um surfista, com a nossa competência como tal, mais a prancha, diploma ou profissão que escolhemos. Não temos, contudo, controle sobre as ondas de oportunidades que surgirão, nem mesmo se elas virão na praia profissional escolhida. Especular sobre as profissões do futuro é como teorizar sobre as ondas que virão. O correto é estar preparado para enfrentá-las, independentemente de suas características". [ que profundo não? ]
Paradoxo
O mais dramático paradoxo dessa época em que as taxas de desemprego aumentam em todo o mundo, é que as empresas apresentam, cada vez mais, uma carência crônica de mão-de-obra especializada. [ verdade ...] Vagas ociosas em diversas áreas por falta de pessoas capacitadas para ocupá-las e, o que é pior, as instituições de ensino não estão capacitadas para formar profissionais com o perfil necessário para preencher estas vagas. Para o professor Gilson Schwartz, autor do livro "As Profissões do Futuro", "há nas empresas uma procura por trabalhadores que as escolas estão sendo incapazes de oferecer".
Esclarecimento
Existem duas distintas possibilidades de abordagem, que encontramos no decorrer de nossa pesquisa. Alguns especialistas, ao se referirem sobre esse tema, abordam as profissões do futuro de forma literal: são profissões que ainda não existem ou apenas estão começando a existir como tal. Para outros, o enfoque é mais nas profissões de futuro, ou seja, profissões tradicionais que se modificam e se ampliam, passando a ter maior valorização e oportunidades em um mercado globalizado.
Setores de maior probabilidade de crescimento para as próximas décadas
Informática
Saúde
Meio Ambiente
Turismo, lazer e entretenimento
Biotecnologia
Administração
Tecnologia da Informação
Terceiro Setor
Educação
"Profissões do Futuro"
Administradores de Comunidades Virtuais
Engenheiros de Rede
Gestor de Segurança na Internet
Coordenadores de Projetos
Consultor de Carreiras
Coordenadores de Atividades de Lazer e Entretenimento
Designer e planejador de Games
Gestor de Patrocínios
Gestor de Empresas do Terceiro Setor
Especialista na preservação do Meio Ambiente
Engenharia Genética
Gerentes de Terceirização
Gestor de Relações com o Cliente
Especialista em Ensino a Distância (EAD)
Tecnólogo em Criogenia
Profissões de Futuro (com possibilidade de crescimento)
Turismo
Hotelaria
Sistema de Informações (Informática)
Comunicação Social
Moda
Administração
Gastronomia
Logística
Marketing
Telecomunicações
Diminuição da Duração dos Cursos no Ensino Superior
Acredita-se que em futuro próximo os cursos de graduação terão de um a três anos, no máximo, de forma que o indivíduo inicie seu processo profissional o quanto antes, mantendo a vida estudantil concomitantemente a vida profissional. Atualmente, mais da metade das pessoas que se formam no Ensino Superior dos EUA fizeram cursos de duração inferior a três anos. No Brasil, esse movimento tem início com o crescimento e popularização dos cursos seqüenciais, que são cursos superiores de formação específica com duração de dois anos.
Cursos Seqüenciais
Apesar das significativas possibilidades de crescimento dos cursos seqüenciais no Brasil, há uma grande preocupação com o mercado de trabalho para os egressos dessa modalidade de curso. Os que forem em áreas específicas, que não concorrem com a graduação, terão grandes chances de sucesso. Os que forem apenas uma "graduação" reduzida para dois anos, devem fracassar por não oferecer ao egresso condições adequadas para concorrer no mercado de trabalho.
Competências, Habilidades e Atitudes do Profissional do Século XXI
Capacidade de trabalhar em equipe
Domínio de idiomas
Domínio de informática
Autodidatismo
Reciclagens periódicas
Atualização permanente
Neofilia
Cidadania e responsabilidade social
Habilidade em tomada de decisão
Capacidade de aprender a aprender
Capacidade de associação de idéias
Liderança
Visão de Conjunto


Espero que isso tenha ajudado :)
beijo,me liga e me segue
kisses kisses
@biancariani

Nenhum comentário:

Postar um comentário